Você já foi pessimista em alguma situação da sua vida? Já se viu em um mar de pensamentos negativos? Agora, antes de continuar, pergunte a si mesmo: você se considera uma pessoa positiva ou negativa?

Em algum momento da vida, todos nós passaremos por desafios, isso é normal. O que faz a diferença é como você escolhe passar por eles.

O principal obstáculo para a positividade é o nosso próprio cérebro. Felizmente, de acordo com a ciência, essa é uma habilidade que pode ser aprendida.

Hoje vou te dar algumas dicas de hábitos diários para você ser menos pessimista e começar a entender o mundo de outra maneira. Vamos lá!

 

Positividade: um dos segredos para uma vida mais saudável

 

Estudos comprovam que pessoas otimistas são fisicamente e psicologicamente mais saudáveis do que as pessimistas.

Isso porque, assim como você se exercita para ganhar mais massa muscular, por exemplo, você também pode adotar pequenas práticas diárias para obter pontos de vista mais positivos.

Confira agora 7 hábitos simples, mas completamente poderosos para você adotar agora mesmo e começar a mudar sua mentalidade:

 

  • Respire

Você sabia que a nossa respiração muda de acordo com o que sentimos? Portanto, é fundamental praticar a respiração, principalmente em momentos tensos. Respire fundo e solte o ar até 10 vezes.

 

  • Saiba diferenciar ficção e realidade

Muitas vezes, os pensamentos negativos não correspondem à realidade. Por isso, quando você estiver perdido(a), pare e pense em tudo o que está pensando.

Assim é possível analisar o quanto está sendo irracional, facilitando entender a verdade nos seus pensamentos.

 

  • Não se cobre muito

Todos somos suscetíveis a erros, então ao invés de ficar chateado com uma falha, levante a cabeça e continue sua jornada.

 

  •  Evite a negatividade

Um estudo da Warsaw School of Social Psychology mostrou que reclamações desencadilham emoções negativas, diminuição da satisfação com a vida e otimismo e déficits emocionais e motivacionais.

Portanto, evite lugares e até mesmo pessoas muito negativas, que podem te deixar para baixo.

 

  • Seu problema é realmente um problema?

No desespero temos a tendência de aumentar nossos problemas. Então, quando você sentir que seu problema é maior que todos os outros, pense em outras pessoas que passam por dificuldades ainda maiores. Assim é mais fácil atrair o positivismo.

 

  • Evite falar dos seus problemas com todo mundo

Nós podemos sim, pedir ajuda ou desabafar. No entanto, devemos selecionar as pessoas e o local onde possamos nos abrir. Procure ajuda especializada e não arraste situações negativas por muito tempo, tente resolvê-las ao invés de só falar sobre.

 

  • Seja grato

Agradeça por tudo o que acontece de bom para você. Ser grato reduz o hormônio do estresse, o cortisol e ainda diminui a ansiedade.

 

 

Com essas mudanças sutis, você começará a caminhar em busca de uma vida mais leve e feliz, onde a positividade vai reinar.

E então, gostou das dicas? Comece a aplicá-las hoje mesmo! Depois, acesse minhas mídias sociais para acompanhar outros conteúdos incríveis.