Quem nunca procrastinou, que atire a primeira pedra! A procrastinação é uma inimiga da rotina de centenas de pessoas, que adiam tarefas, deixando tudo acumular.

Como consequência, vários trabalhos acabam não sendo feitos, ou ficam com uma qualidade inferior do que deveriam. Apesar de normal, esse comportamento pode afetar não só a produtividade, mas também a vida de uma pessoa.

Segundo o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, “na procrastinação, você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”.

Esse ato pode ser consciente ou não, mas em ambos os casos, inclui a decisão de “empurrar” uma atividade.  E aí, chegamos a grande questão: como parar de procrastinar e se tornar produtivo(a)? Confira:

Como parar de procrastinar

Se você simplesmente tivesse a vontade de fazer as coisas que precisa fazer, com certeza já teria feito.

O ato de procrastinar está ligado diretamente as nossas emoções e sensações. Dificilmente você deixará para amanhã um happy hour com os amigos, mas adiaria seus compromissos de terminar vários relatórios e planilhas do mês, certo?

O benefício é percebido pelo nosso cérebro e as atividades fáceis e divertidas são mais atraentes. E aí começa o ciclo de procrastinar.

Agora, se você quer realmente mudar, confira os 4 passos comprovados que farão você parar de adiar tarefas agora mesmo:

 

  • Divida uma meta grande em metas menores

O truque inicial é destrinchar um grande projeto em pequenas partes. Metas menores são percebidas como menos difíceis e estressantes, dando uma ótima sensação quando finalizadas.

Portanto, dividir uma tarefa grande em pequenas etapas é um ótimo truque de produtividade. Para isso, crie um roteiro de ações que farão você atingir a meta final (o todo).

De acordo com pesquisas, o “princípio do progresso” ajuda a reconhecer e celebrar as pequenas conquistas, aumentando o humor e a motivação para finalizar o trabalho.

 

  • Estabeleça prazos

Toda tarefa precisa de um prazo, porque sem data final, parece que não há um fim, e as chances de procrastinar ficam ainda maiores.

Delimitar as tarefas em dias é a melhor dica que eu poderia te dar. Os dias passam rápido e aumentam o sentimento de que o tempo está se esgotando.

 

 

  • Faça pausas durante o seu dia

Descobertas científicas comprovam que longos períodos focado no trabalho não são tão eficazes assim. Na verdade, você teria um desempenho melhor se trabalhasse gradualmente, fazendo pausas.

A Técnica Pomodoro é um dos métodos de gestão do tempo que pode te ajudar. Com ela, você terá a certeza de que está trabalhando e pausando, dando um descanso para o cérebro.

 

  • Cuide da sua saúde física e mental

Níveis altos de estresse e cansaço podem atrapalhar seu desempenho no trabalho, fazendo com que a procrastinação entre em ação novamente.

Por isso, invista seu tempo livre durante o dia para descansar, relaxar e fazer uma atividade que goste. Lembre-se: é preciso cuidar bem de você mesmo(a). Só assim conseguirá dar o seu melhor em todas as áreas da vida.

Gostou do conteúdo? Desde 2015 me realizo desenvolvendo pessoas e times através de Treinamentos, Palestras e Mentorias, aliando minha experiência pessoal e profissional, com aprendizados voltados a essa área.

Já procrastinei, mas dei a volta por cima e hoje sei exatamente como te ajudar. Me manda um e-mail no contato@gabrielmetzler.com e vamos conversar! Será um prazer falar com você e poder contribuir com o seu desenvolvimento.