Quais são as suas metas para esse ano que está começando? Esse texto apresenta dicas simples e de fácil aplicação para você deixar suas metas ainda mais poderosas e realmente atingi-las.

E aí, beleza?

Provavelmente você definiu metas a realizar nesse ano que está começando. Mas antes, te convido a refletir sobre as suas metas estabelecidas para o ano que terminou.

– Você lembra das tuas promessas de ano novo na virada de 2016 para 2017?

–  Conseguiu realizar todas?

– E  Por que nós conseguimos algumas e outras não?

Algumas pessoas desejam emagrecer e  outras gostariam de ganhar mais dinheiro. Alguns querem voltar a estudar e outros, terminar os cursos que estão fazendo. Alguns querem parar de fumar. Tem quem deseje ser um pai ou mãe mais presente na vida dos filhos ou ainda, ser um marido ou esposa melhor com o parceiro.

E  por que nós conseguimos algumas e outras não?

Segundo Tony Robins, tem uma  explicação… A diferença entre estar interessado e empenhado… é o que nos faz agir. Você pensa…Puxa, eu queria ganhar mais dinheiro, estar mais perto dos meus filhos, mas…sempre tem uma desculpa, estou muito velho para isso, isso não é para mim.

Isso não é empenho… é só interesse.

Os objetivos são diversos e muitas vezes a correria diária, a rotina, a falta de tempo, o esquecimento e até mesmo a falta de vontade acabam influenciando negativamente para o não cumprimento das metas. Outra razão muito forte que tem impedido muitas pessoas de alcançarem suas metas é a própria definição da meta.

É importante termos metas em nossa vida, sejam elas pessoais ou profissionais. Empresas e organizações também trabalham com metas a serem cumpridas. Definir uma meta pode ser algo simples e ao mesmo tempo algo muito perigoso. Um dos fatores mais importantes para o efetivo cumprimento da meta é a forma como você define esse objetivo.

Existe uma grande diferença entre ter a intenção de algo e transformar essa intenção em meta. Ter a intenção é similar a ter um pouco de vontade de fazer e  a probabilidade disso realmente acontecer é pequena, e como consequência do não cumprimento, vem a frustração, o desânimo e a falta de confiança. Com a certeza de que você não quer experimentar nenhum desses sentimentos e sim, deseja atingir seus objetivos nesse ano, apresento uma ferramenta muito utilizada em grandes empresas para a definição de metas poderosas e efetivas.

Uma meta, é algo desafiador e ao mesmo tempo realista. Devem ser observados alguns critérios essenciais em sua elaboração. Uma das ferramentas mais efetivas para elaboração de metas é o Modelo SMART, que define de forma simples e efetiva uma série de fatores que devem ser contemplados. Cada uma das letras da palavra SMART representa um dos cinco critérios essenciais a serem observados.

S: Do inglês Specific – uma meta deve ser específica sobre o que estamos querendo atingir. Ao invés de estabelecer “Vou ganhar mais dinheiro” defina “vou ganhar 20% a mais do meu salário atual”.

M: do inglês Measurable – uma meta deve ser mensurável, ou seja, é necessário estabelecer parâmetros para acompanhar o desempenho. Por exemplo, em relação a meta de “ganhar 20% a mais do que ganho hoje” pode ser criada uma planilha mensal comparando o valor anterior X valor atual.

A: do inglês Achievable – uma meta deve ser alcançável. Nós temos ambições e desejar obter resultados extraordinários é o que todos queremos, mas devem ser observados todos os aspectos envolvidos para que a meta seja realista. Se acabei de ser promovido ou fui contratado há pouco tempo, dificilmente atingirei meu objetivo de ganhar 20% a mais do que ganho hoje no meu atual emprego. Você pode pensar em reduzir esse percentual ou buscar alternativas de complementação de renda para atingir a sua meta. Caso você não identifique formas de complementar sua renda e não aceite diminuir o percentual, manter a meta original será apenas uma fonte de frustrações.

R: do inglês Relevant – uma meta deve ser relevante. Você precisa refletir previamente qual o benefício que terá ao atingir a meta. Não faz sentido estabelecer uma meta que não lhe trará nenhum tipo de satisfação ou resultado prático

T: do inglês Time – refere-se ao tempo em que você pretende atingir sua meta. Estabelecer um prazo é fundamental, o cronograma é imprescindível para que você consiga entre outras coisas definir prioridades e ações. Uma meta sem prazo não tem sentido, além disso, é grande a probabilidade dela não ser levada a sério.

Modelo SMART é uma excelente ferramenta para você transformar seus objetivos em metas específicas de forma rápida e simples. Seguir esses passos vai te ajudar muito a atingir os seus objetivos. Outros exemplos de metas SMART são: economizar 10% dos meus ganhos até novembro/2018, emagrecer 12 kg até setembro/2018 etc.

Tenha você um novo olhar para as suas metas.

Grande abraço.