Qualificar-se é essencial para evoluir, crescer e ser uma pessoa melhor. A afirmativa, qualificar-se é essencial, também é válida para empresas que buscam competir nesse ambiente global.

E aí, beleza?

Nesse texto vamos abordar a importância da evolução contínua, tanto para pessoas quanto para empresas, que desejam alcançar posição de destaque em um mercado cada vez mais competitivo e sem fronteiras. Vou trazer o passo a passo para você buscar a qualificação ideal para as suas necessidades.

Como você sabe, atualmente as estatísticas trazem números assustadores de desempregados em nosso país. São mais de 12 milhões de pessoas sem um emprego formal, lutando para se recolocarem em uma empresa.

É muito provável que você conheça uma ou mais pessoas que estão enviando currículos, participando de processos seletivos e não estão conseguindo a tão desejada vaga. Muita gente gostaria de crescer dentro da empresa que está trabalhando há anos e não está conseguindo. Muitas empresas buscam otimizar sua produção, reduzir custos e não estão conseguindo.

As razões para isso estar acontecendo são diversas. Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas com boa qualificação estão fora do mercado de trabalho. Sabe-se que com o grande número de desempregados, as empresas estão oferecendo salários abaixo dos praticados há alguns anos devido a lei da oferta e da procura. Há quem prefira culpar o Governo, outros a cotação do Dólar ou mesmo a automação cada vez mais presente na indústria. Empresas com máquinas antigas,  de alto custo de manutenção e baixa produtividade, culpam os concorrentes pelo seu insucesso. Os motivos são diversos e a criatividade no momento de aponta-los é enorme.

Provavelmente você é uma pessoa que se preocupa com sua qualidade de vida, busca crescimento pessoal e profissional e vai alcança-lo. E é para você que eu escrevo esse texto. Caso você não se preocupe com a sua qualidade de vida, não queira melhorar sua condição atual e crescer, sugiro que pare de ler aqui mesmo e utilize seu tempo em outra atividade. Porém se você quer melhorar, continue lendo e vou te deixar ótimas dicas para que você alcance seus objetivos.

Antes de mais nada, parabéns pela sua decisão de continuar lendo. Você realmente se preocupa com você mesmo e com seu bem estar. Você sabe que se você não tiver essa preocupação, dificilmente alguém vai ter. Você sabe que você é o responsável por aquilo que acontece ou deixa de acontecer em sua vida e estou muito feliz em compartilhar esse conteúdo com você.

Como diz o título desse texto, qualificar-se é essencial. Aqueles que desistiram de continuar lendo o texto pode ser que até saibam disso, porém não fazem nada para melhorar. Só saber não é suficiente. Você é diferente. Você sabe e transforma em ação seus conhecimentos.

Qualificar-se é essencial e você já sabe disso. Talvez sua dúvida seja como buscar a melhor qualificação e em quais áreas. Fazer um curso de curta duração? Fazer uma pós graduação? Presencial ou online? Enfim, as dúvidas são variadas e é exatamente para você que trago o passo a passo a seguir:

– Passo 1: Qual seu objetivo? Antes de qualquer tomada de decisão é fundamental você saber qual o seu objetivo. Exemplos de objetivos são: ser promovido, ser mais assertivo, elaborar apresentações melhores, falar um idioma, ser um pai/mãe melhor, ser um marido/esposa melhor, etc.

– Passo 2: Agora que você sabe seu objetivo, quais habilidades ou competências você precisa desenvolver para alcança-lo? Caso você queira ser promovido, quais habilidades e competências são necessárias para você ocupar tal cargo? Vamos supor que são as seguintes: Gestão de pessoas, liderança, comunicação e inglês.

– Passo 3: Agora que você tem conhecimento das habilidades e competências necessárias para chegar no seu objetivo, vem a autoavaliação. Como eu estou nesses itens? Sugiro dar uma nota de 0 a 10 para cada habilidade ou competência que você precise desenvolver para chegar no seu objetivo. E aqui a honestidade e a sinceridade são fundamentais. Você precisa ser honesto e sincero com você mesmo ao se dar as notas. Caso contrário, dificilmente seu objetivo será alcançado.

– Passo 4: Agora que você já fez a autoavaliação, o passo seguinte é identificar qual patamar você precisa alcançar. Por exemplo: Gestão de pessoas – atualmente estou em 4 e preciso chegar em pelo menos 8. Uma folha dividida em 4 colunas pode facilitar sua organização de ideias. Coluna 1 – Habilidade e Competências, Coluna 2 – Nota Atual e Coluna 3 – Nota a alcançar. A Coluna 4 será tratada a seguir, no Passo 5.

– Passo 5: Agora que você já sabe seu objetivo, quais habilidades e competências são necessárias, fez a autoavaliação, nesse passo vamos definir as ações para sair da sua nota atual para a nota desejada. Se você entende que em Gestão de pessoas sua nota atual é 4 e você precisa chegar em pelo menos 8, como você vai evoluir esses 4 pontos? Aqui caberá a você identificar quais as melhores formas de alcançar a nota 8. As possibilidades são diversas, pode ser um curso, ler um livro, fazer uma pós, acompanhar o gestor e ver como ele faz ou muitas vezes como ele não faz. Enfim, como dito, as possibilidades são diversas e você precisa entender qual a mais viável para você. Cabe avaliar aspectos financeiros, disponibilidade de tempo, prioridades etc.

Esse passo a passo é facilmente aplicado para uma empresa que deseja crescer. Você entende a necessidade contínua de aprimoramento e agora com esses 5 passos tenho certeza que você irá alcançar seu objetivo. Entender que a paciência e a persistência serão suas maiores aliadas irá te ajudar bastante.

Você tem a força e a energia necessárias para chegar lá!

Tenha você um novo olhar par a qualificação.

Grande abraço.